quarta-feira, 17 de outubro de 2012

[Sobre Buster Keaton]*




 O clown e a máquina

Fernando Fiorese

No domínio do pensamento finissecular, as novas tecnologias ocupam uma posição central. Seja para condenar o uso predatório da imagerie desenfreada ou para realizar o trabalho de luto das formas teóricas e críticas que propugnam pela oposição homem-máquina, seja para desvelar as possibilidades das poéticas tecnológicas ou para questionar o narcotráfico das utopias (Eduardo Portella) que o virtual enseja, empenham-se os pensadores da Baixa Modernidade na inelutável tarefa de enfrentar o enigma da técnica. Na medida em que veiculam percepções, produzem subjetividades e anunciam os paradigmas de novas formas de pensar, sentir e estar no mundo, as tecnologias se tornam um vocativo para o pensamento. 

  Sherlock, Jr. (1924)                                   The navigator (1924)
 
A Revolução Industrial criou um ambiente de contínuo devir, transformou as atividades perceptivas e cognitivas e colocou ao nosso dispor tanto técnicas de reprodução dos aspectos dinâmicos da vida moderna quanto de produção de um novo real. A adaptação do homem à instabilidade cronotopológica instaurada pelo progresso dromológico (Paul Virilio) encontrou nos veículos de transporte e de comunicação o treinamento perceptivo adequado. Com as próteses de deslocamento e de visão, aprendemos as lições do tempo tecnológico e do espaço aleatório, da transferência maquínica de nossos sentidos e da consanguinidade entre homem e instrumento.

    Seven chances (1925)                       Go West (1925)

Embora anterior ao advento da sociedade telemática, a filmografia do ator e diretor norte-americano Buster Keaton** (1895-1966) nos oferece a oportunidade de pensar algumas das questões que agitam os debates acerca da acoplagem entre homem e máquina. A obra do “geômetra do riso” satiriza a sociedade empenhada na realização dos grandes fins tecnológicos, apresentando um insólito sumário dos modos de relação do humano com o mecânico. O maquínico contamina a montagem e o ritmo do filme, a estrutura da narrativa, a construção das gags, as qualidades e potências do ambiente, os gestos, os comportamentos cinéticos e as trajetórias do personagem.

The General (1927)

Mas o herói keatoniano não duela com a máquina, e sim com o imenso e catastrófico universo que ela engendra. A máquina é antes um aliado, um órgão que lhe permite adaptar o esquema sensório-motor aos desafios do ambiente urbano-industrial. A máquina se torna o lugar de habitação. E assim o clown pode inventar máquinas-casas, máquinas-trens, máquinas-barcos, máquinas-cinemas... Ou converter o próprio corpo em mecanismo, em instrumento. Não para realizar os grandes fins tecnológicos, mas para a conversão dos sistemas maquínicos ao minúsculo, às necessidades do homem comum.

Steamboat Bill Jr. (1928)

Os gadgets que o personagem manipula ou inventa demonstram as possibilidades do agregado homem-máquina diante dos perigos do universo tecnológico: não a submissão à mecanicidade pura, mas a educação dos sentidos na dinâmica da realidade. Quando a situação exige, o elemento técnico potencializa o corpo para o duelo, transformando-o num dispositivo que penetra na máquina do mundo para contaminá-la com o nonsense cômico ou as finalidades humanas. Mesmo sob o risco do acidente e da morte, o herói aceita o desafio de desvelar o enigma da tecnologia para construir o corpo, a percepção e os afetos do homem futuro. Neste sentido, as thrill comedies de Keaton funcionam não apenas como máquinas de rir, mas também máquinas de pensar, de questionar os agenciamentos que inauguram a relação do homem com a tecnologia.

The cameraman (1928)
 
Publicado originalmente no
Jornal do Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes,
Juiz de Fora, 1º de maio de 1997.

(*) Os interessados na obra de Buster Keaton podem tentar conseguir um raro exemplar do meu ensaio Trem e cinema: Buster Keaton on the railroad (São Paulo: Cone Sul, 1998).
 (**) Para download dos filmes de Buster Keaton em domínio público, acessar: http://archive.org/search.php?query=Buster%20Keaton 

Nenhum comentário:

Postar um comentário